I - Receber demandas – reclamações, sugestões, consultas ou elogios – de qualquer origem, relativos a direitos e interesses individuais, coletivos e difusos;
II - Identificar as Unidades envolvidas nas demandas, articulando junto a estas, o encaminhamento das questões suscitadas pelo público;
III - Diligenciar junto às unidades envolvidas para que seja esclarecido o assunto e corrigidas as falhas, quando for o caso;
IV - Prestar ao público as informações solicitadas , com auxílio das unidades envolvidas no assunto, observando os limites de sua competência e legislação pertinente;
V - Registrar todas as solicitações encaminhadas à Ouvidoria e as respostas oferecidas aos usuários, mantendo atualizadas as informações e estatísticas referentes às atividades do setor;
VI - Sugerir medidas de aperfeiçoamento da organização às instâncias administrativas e acadêmicas e do funcionamento da Instituição;
VII - Promover palestras, encontros e seminários referentes a temas da Ouvidoria e de interesse da UFPA;
VIII - Realizar outras tarefas similares que lhe forem atribuídas pela Reitoria.